Nesse post você vai conhecer um pouco sobre o processo de digitalização dos seus pacientes e conhecer quais os tipos de scanners são utilizados em Odontologia Digital
Todo o processo de trabalho em Odontologia Digital é baseado em três passos base, sendo eles:
- Aquisição de dados;
- Processamento e design desses dados e;
- Fabricação (manufatura).
Essas três etapas podem ser bem definidas como o fluxo de trabalho digital, o qual você pode ler a respeito clicando aqui.
Independente de como irá se proceder o processo de planejamento, design e fabriação do caso, você dependerá da aquisição de dados dos pacientes a serem tratados e isso ocorre pela digitalização deles.
Essa digitalização nada mais é, a maneira a qual iremos transferir as informações do nosso paciente para dentro do software de planejamento e desenho digital.
Podemos fazer isso por meio das fotografias e do escaneamento do paciente. Nesse post em específico, iremos falar um pouco sobre o escaneamento.
Tópicos Abordados Nesse Post:
- Qual a importância do escaneamento para a Odontologia Digital?;
- Moldagem Convencional versus Escaneamento Digital;
- Tipos de scanners utilizados em Odontologia Digital:
- Scanner Intra Oral;
- Scanner de Bancada;
- Scanner Facial.
Qual a importância do escaneamento para a Odontologia Digital?
Como já foi mencionado, para que se possa realizar um planejamento digital, é necessário que se tenha informações referentes ao paciente dentro dos softwares.
Uma das formas de se obter uma informação tridimensional da cavidade oral de nossos pacientes, é por meio do escaneamento, o qual possibilita, assim como nas moldagens convencionais, obter o registro da cavidade bucal de forma 3D, para realizar, como por exemplo, uma posterior confecção de trabalhos protéticos.
Sendo assim, torna-se impossível o planejamento e condução de um tratamento por meios digitais sem a obtenção de um escaneamento 3D da boca de nossos pacientes.
Moldagem Convencional versus Escaneamento Digital
O processo de escaneamento digital trás algumas vantagens quando comparado aos procedimentos de moldagem convencional de nossos pacientes, independente do material a ser utilizado.
Podemos citar dentre essas vantagens:
- Maior eficiência durante todas as etapas do tratamento;
- Curva de aprendizado mais fácil;
- Maior facilidade e velocidade quando o profissional possui o devido treinamento;
- Acurácia clinicamente comparável com as moldagens convencionais;
- Possibilidade de avaliar o preparo dentário em tempo real (alguns fatores como a espessura do preparo, a qualidade das margens, o término e excessos de contatos interoclusais podem ser exibidos no monitor do computador imediatamente após o processo de escaneamento por meio de um gráfico de cores, o que possibilita a imediata correção e um novo escaneamento pode ser feito em segundos.);
- O Cirurgião Dentista recebe um feedback imediato;
- Não ocorre mudanças dimensionais como nas moldagens convencionais.
- Aumento da satisfação e aceitabilidade pelos pacientes.
Tipos de scanners utilizados em Odontologia Digital:
Podemos citar três categorias de scanners utilizados em Odontologia Digital:
Scanner Intra Oral
O scanner intra oral é um equipamento que possibilita realizar o escaneamento direto da condição bucal dos nossos pacientes.
De certa forma, podemos fazer uma analogia e dizer que o escaneamento intra oral nada mais é que um processo de “moldagem digital” das arcadas dentárias.
Os Scanners Intra Orais obtém arquivos de natureza tridimensional, tais como STL, PLY e OBJ, bem como arquivos específicos de cada fabricante. Esses arquivos podem ser utilizados para um planejamento imediato em um sistema denominado Chairside, o qual permite que o paciente receba sua restauração definitiva em apenas uma consulta, ou os arquivos obtidos podem ser enviados a um laboratório odontológico digital via e-mail ou serviços de nuvem, tais como Dropbox ou Google Drive, para o desenho e confecção da restauração final.
Podemos citar como exemplo os scanners iTero (Align Technology Inc., San Jose, Califórnia), Trios (3shape, Copenhagen, Dinamarca), CEREC BlueCam e OmniCam (Sirona, Bensheim, Alemanha), bem como o Carestream CS 3500 (Carestream Dental, Atlanta, Geórgia).
Scanner de Bancada
Basicamente são scanners de laboratório, os quais são utilizados para escanear modelos convencionais obtidos por meio de moldagens, para que seja possível todo o processo de planejamento, desenho e fabricação de restaurações.
Podemos citar como exemplo os scanners MDS500 (Maestro 3D, AGE Solutions Srl, Pisa, Itália), Medit T310 (Medit, Seul, Corea) S900 ARTI (Zirkonzahn, Gais, Itália)
Scanner Facial
O scanner facial é uma opção para se fazer o registro da face do paciente principalmente quando se pretende realizar planejamentos que possuam uma maior harmonia entre o sorriso e as proporções faciais.
Podemos citar como exemplo o scanner clOner (dOne 3D, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil), que é um gabinete de escaneamento facial e o Bellus 3D que possibilita o escaneamento facial a partir de um smartphone compatível.
Se você gostou desse post, compartilha com outras pessoas para que conheçam também sobre o assunto.
Se ficou alguma dúvida ou se tem alguma sugestão de assuntos para falarmos em posts futuros, deixe nos comentários.
Outros tópicos relacionados a Odontologia Digital serão tratadas com mais detalhes em posts futuros no blog do nosso site www.ideaodontologia.com
Portanto, fique ligado nos novos post do blog e também em nossas redes sociais!